5 dicas para conseguir aumentar produção e produtividade na moda

Publicado por

3 de agosto de 2021
producao-e-produtividade-dicas-para-conseguir-aumentar-moda-audaces
6 min

Aumentar a produtividade na confecção é um fator diretamente relacionado com a lucratividade de qualquer indústria da moda. Para conseguir esses objetivos, é indispensável investir em ferramentas tecnológicas e estratégias de gestão que garantam que os processos de criação, de desenvolvimento e de produção entreguem os resultados esperados.

Por mais organizado que seja o empreendedor, em um determinado momento sua confecção chegará a um limite de produção. O que pode estar faltando para o empreendedor que vê isso acontecendo são informações sobre novas máquinas e técnicas que ajudam na gestão e na expansão do seu negócio.

Você sente que precisa crescer, mas não sabe quais tecnologias podem ajudar na sua produção e produtividade? Então confira 5 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa e conseguir produzir mais e melhor!

Produção e produtividade: entenda o que é preciso para alcançar melhores resultados

Investir em uma gestão de qualidade e nos processos produtivos da sua empresa são medidas fundamentais para melhorar todas as rotinas operacionais envolvidas em uma indústria da moda.

É claro que trabalhar com os dias planejados, ter as manutenções periódicas das máquinas em dia, produzir com foco na qualidade, com organização e com a disponibilidade de bons fornecedores reflete positivamente na produção de moda.

Todavia, para se manter competitivo e se destacar no mercado é preciso ir além, procurar novas tendências e tecnologias que organizam, facilitam e agilizam toda a produção, desde o processo de criação até o acabamento final das peças.

Se você está em busca dessa diferenciação no mercado e quer produzir mais e melhor ou se para você o tema de aumentar produção e produtividade é importante, confira as dicas que poderão ajudar sua empresa a atingir esses objetivos:

1. Digitalize todo o seu processo de criação

O processo de criação e concepção de uma coleção é a base de toda a cadeia produtiva que culmina em na produção de peças aptas para o consumo e que prezam pela qualidade aliada às tendências correntes.

Nesse sentido, trata-se de uma etapa essencial para a confecção e, por consequência, uma das que mais tem a ganhar com as otimizações com foco em aumento da produtividade.

Existem ferramentas digitais para o desenho técnico desenvolvidas especificamente para a indústria da moda e que aumentam a produção e a produtividade de uma confecção. Além de servirem como plataforma de criação, esses sistemas criam quase 100% automaticamente a ficha técnica e informam os pré-custos dos modelos feitos pelos estilistas.

Esse diferencial é extremamente importante, uma vez que possibilita a comunicação simples, rápida e perfeita entre as áreas de criação e de desenvolvimento para garantir que tudo aconteça corretamente da primeira à última peça de uma nova coleção.

Além disso, existem algumas opções que criam modelos diretamente sobre um manequim 3D e permitem a visualização de croquis de uma coleção sem a necessidade dos moldes — fatores que aceleram e aprimoram o processo de criação e de aprovação de novos modelos, o que impacta positivamente na produção e produtividade.

Tudo isso facilita a vida dos estilistas, já que esses sistemas de criação simplificam e automatizam etapas do processo produtivo. Dessa forma, os designers contam com muito mais tempo disponível para pesquisar novas tendências e aplicar as ideias no desenvolvimento de novas coleções.

2. Invista em sistemas que organizam e facilitam a etapa da modelagem

Se existe algo que interfere na produção e na produtividade de uma empresa de moda quando o processo não é feito de forma otimizada, esse algo é a etapa da modelagem.

Executar essa etapa da forma “tradicional”, ou seja, manualmente, leva muito tempo e pode resultar em retrabalho. Mas isso não precisa mais acontecer. Hoje, já existem sistemas que permitem que o operador desenvolva moldes com alta qualidade e de maneira extremamente dinâmica, independentemente da complexidade do modelo feito pelo estilista.

Também é possível criar moldes rapidamente e com segurança, pois esses sistemas agilizam a etapa da modelagem e realizam a gradação com precisão, seja para novos moldes ou para modificar bases já existentes.

Tudo isso com rapidez, precisão, inovação, inteligência, simplicidade, múltiplas ações e o melhor de tudo: em um sistema fácil de aprender e de usar! Assim, essas soluções representam uma forma rápida e simples de a sua empresa ganhar em produção e produtividade.

Além disso, esses sistemas criados para a etapa da modelagem permitem que outras soluções sejam integradas e, com elas, sua empresa poderá fazer a digitalização de moldes por meio de equipamentos ou por uma simples fotografia digital, com detecção automática de piques e marcações. 

Com sistemas inteligentes especialmente desenvolvidos para isso, sua empresa pode digitalizar todo o seu acervo de moldes em papel e trabalhar sobre bases prontas para desenvolver novos modelos e peças.

O resultado são etapas mais ágeis e integradas, graças aos softwares que trabalham para otimizar o trabalho das etapas iniciais da confecção, o que acaba por dinamizar e otimizar todo o cronograma da confecção.

3. Adquira máquinas e sistemas que aprimoram processos de produção e que tragam economia de matéria-prima

A matéria-prima é o principal item na composição do custo de uma peça de roupa. Por isso mesmo, ela está completamente ligada à produção e à produtividade de uma empresa de moda.

O uso de tecidos está entre os fatores mais importantes para uma confecção. Quando essa matéria-prima não é aproveitada ao máximo, existe desperdício, seus custos aumentam e, consequentemente, a rentabilidade de sua empresa diminui.

Para otimizar os recursos produtivos de uma confecção, foram desenvolvidos sistemas e máquinas high-tech que gerenciam melhor os recursos e processos produtivos e garantem encaixes excelentes. Assim, sua empresa ganha em produção e produtividade com o aproveitamento máximo de matéria-prima.

A melhoria no trabalho da empresa é percebida pela integração de máquinas e sistemas que otimizam todos os processos produtivos, inclusive a etapa de modelagem e de corte — onde se registra a maior economia de tecidos.

Equipamentos como as máquinas de corte automatizado propiciam acabamento de alta qualidade em materiais pesados e tecidos delicados. Esses equipamentos cortam uma grande variedade de modelos em tecidos e materiais flexíveis, com alimentação automática de matéria-prima.

Quando uma confecção opera com a integração dessas máquinas e sistemas, é possível planejar, controlar e avaliar a produção de moda em tempo real. 

Dessa forma, sua empresa pode ganhar em produção e produtividade solucionando a gestão de enfestos e cortes por meio da programação de ordens de corte com número de enfestos, camadas, cortes e quantidade de matéria-prima necessária para cada dia de trabalho.

Uma vez que é possível acompanhar toda a produção de cada plano de corte em tempo real, os gestores ficam livres para tomar decisões ágeis em situações críticas que possam prejudicar a produção e produtividade da confecção de moda.

Diminuir custos na etapa produtiva é, afinal, uma das formas mais evidentes de aumentar a lucratividade da sua confecção. Temos um conteúdo completo sobre o assunto aqui no blog – não deixe de conferir!

4. Utilize a Gestão de Projetos ao seu favor

Imagine que, sempre que um novo projeto chega em sua confecção, as mesmas pessoas são designadas para as mesmas funções. Com o tempo, é comum que a produtividade caia por diversos motivos – falta de engajamento, capacidade técnica, gestão do tempo e de recursos e afins.

Nesse contexto, a gestão de projetos é uma grande ferramenta que pode te auxiliar a identificar os gargalos produtivos e corrigi-los. Isso porque, por meio dela, é possível mapear as capacidades do time e usá-las em seu máximo potencial, além de estimular e desenvolver os profissionais em todas as etapas da confecção.

O resultado é não somente uma equipe mais unida, mas também mais consciente sobre o funcionamento da confecção e de seus próprios pontos de melhoria.

5. Conte com a solução mais completa do mercado, a Audaces 360

Já pensou em adotar na sua confecção tudo o que foi comentado nas 3 dicas anteriores e muito mais? Pois saiba que a multissolução Audaces 360 oferece tudo isso!

Nas empresas que adotaram nossa solução, acessível com o pagamento de uma mensalidade, foi observado um aumento significativo na produção e na produtividade, trazendo resultados positivos para o negócio.

Para oferecer a solução mais completa do mercado para indústria da moda, a multissolução Audaces 360 integra 8 sistemas e 6 equipamentos que auxiliam em todas as etapas produtivas de uma empresa de moda.

Agora que você já descobriu como pode aumentar a produção e a produtividade em sua confecção, que tal conferir outros conteúdos relacionados com essa área no nosso blog? Assine a newsletter e não perca nenhuma atualização!

Como sabemos que você se interessa por tudo que diz respeito à indústria da moda, confira outros conteúdos relacionados com essa área no nosso blog ou em formatos diferenciados, como e-books, webinars, podcasts e webséries. Todos eles são gratuitos! Aproveite!