Como acontecem os desfiles de moda? A Audaces tira suas dúvidas!

Publicado por

25 de agosto de 2021
Ralph & Russo fall 2018
5 min

Os desfiles de moda são, sem dúvidas, o ponto máximo da criação fashion e os acontecimentos mais conhecidos do público geral referentes à Indústria da Moda. Todos, em algum momento, já se depararam com cenas de modelos desfilando com peças de roupa e acessórios e possuem maior ou menor entendimento sobre o significado do evento e sua importância para o setor.

Você sabe qual a importância dos desfiles para a Indústria da Moda? Certamente, esses eventos, incorporados ou não aos grandes eventos da moda, possuem um significado maior do que somente a exposição do trabalho dos estilistas e suas últimas coleções.

Quer saber tudo sobre os momentos que antecedem os desfiles e sua verdadeira importância para o setor fashion? O blog Audaces preparou um conteúdo completo sobre o assunto, acompanhe:

Desfile de moda – criando a coleção

Quando os modelos sobem às passarelas com roupas impecáveis, maquiagem perfeita e cabelos feitos, poucas pessoas conseguem imaginar todo o processo de criação, produção e montagem de um desfile de moda. Tudo começa com uma simples ideia que move uma equipe enorme nos bastidores do universo fashion.

O primeiro passo começa meses antes das modelos subirem à passarela para o desfile de moda. O estilista e sua equipe começam a preparar a coleção de roupas da próxima estação. Tudo inicia com uma ideia, um conceito que será apresentado por trás das roupas, que pode ser uma cidade, uma cultura, uma década, o trabalho de algum artista etc.

Após definido o tema da coleção, é feita uma pesquisa profunda sobre o tema e selecionam-se as cores, tecidos, bordados e outras matérias-primas que irão compor a coleção de moda. Estão envolvidos nesta etapa o estilista, designers gráficos e assistentes.

Tudo escolhido e definido? Então é hora de fazer os moldes – chamados também de telas, protótipos ou pré-pilotos –, construídos a partir dos croquis. Os protótipos são fabricados em material barato e fácil de ser modelado, como o algodão, por exemplo.

Os croquis são tão importantes para a moda que temos um post completo somente sobre o assunto – não deixe de conferir!

Nessa etapa, a equipe escolhe o volume e o comprimento das peças e define a modelagem. Trabalham durante todo este processo o estilista, assistentes, modelistas (que fazem concepção do pré-piloto), piloteiras, costureiras e bordadeiras.

Com a coleção pronta, a equipe começa a idealizar como a coleção será apresentada. Nesta etapa, faltando cerca de um mês para o desfile de moda, define-se o look, ou seja, qual peça da coleção vai com quais acessórios (colares, sapatos, luvas, brincos etc.). 

O stylist é quem decide quais os itens que vão ser desfilados. Os maquiadores e cabeleireiros entram em cena e finalizam o conjunto que será apresentado ao público.

Para encerrar esta etapa, o designer e o stylist discutem e definem em qual ordem os looks serão apresentados durante o desfile de moda. 

O estilista, presente em todos os processos da produção da coleção, o stylist, maquiador e cabeleireiro atuam diretamente nesta fase. Vale lembrar que esses profissionais estão em constante contato, alinhando as definições e fazendo ajustes para o desfile.

Momentos que antecedem o desfile

Nas últimas semanas que antecedem o desfile, o estilista seleciona que cenário vai estar presente no seu desfile e o tipo de formato da passarela. Também se define a decoração utilizada na boca de cena (de onde saem as modelos), a iluminação e a trilha sonora

Estão presentes nessas etapas de um desfile de moda o estilista, o stylist, o designer, o DJ, os engenheiros, os arquitetos, os cenógrafos e os iluminadores.

Em torno de duas semanas antes do desfile, define-se quais os tipos de corpos vão vestir as roupas. Nesta fase, leva-se em consideração as agendas e cachês das top models. Auxiliam nesta tarefa o estilista, a produtora de casting e o stylist.

Poucos dias antes do desfile, o estilista reúne os assistentes e as costureiras para fazer os últimos ajustes das peças no corpo dos modelos. Também é feita uma análise de todos os looks, se estão com os bordados, zíper e costura no lugar. Para garantir que tudo vai sair perfeito, é feito um ensaio antes do desfile. 

Enquanto o estilista e o stylist ajustam os últimos detalhes e aprovam todo o conjunto, cada modelo é fotografado com os looks. No dia do desfile, as imagens servem como base para a produção.

No dia do desfile

Depois de todos esses preparativos, chega o grande dia do desfile. Cabeleireiros e maquiadores preparam os modelos. As passadeiras, bordadeiras e costureiras ficam atentas e realizam as alterações necessárias nas roupas – pregam botões que caem, costuram pregas que desmancharam.

Os modelos se organizam por ordem de entrada na passarela e inicia-se o grande final, o desfile, onde a coleção desenvolvida durante meses é apresentada ao público. Nesta etapa, todos os integrantes da equipe estão presentes e contribuem para que o desfile saia sem erros e emocione o público.

Quanto tempo demora para criar um desfile de moda?

De forma geral, a construção de uma coleção e todos os preparativos para o desfile demoram meses entre as etapas criativas e o momento final. Isso porque, como visto, o trabalho envolve dezenas de profissionais capacitados, de diferentes setores e funções.

Todo o esforço deve ser integrado para que o resultado final esteja dentro do cronograma da coleção e possa ser apreciado pelo público especializado e os consumidores gerais.

Qual a importância dos desfiles para a Indústria da Moda?

Por fazer parte de uma indústria dinâmica, os produtos da moda constantemente se constroem ou se reconstroem, incorporando os valores do design e da arte, incorporando tendências e inaugurando novas estéticas e formas de se fazer moda.

Assim, a cada desfile de moda, o designer se prepara para apresentar todo seu momento de experimentação e inovação, uma contextualização de ideias e objetos num novo ambiente, criando um ambiente de expectativa e surpresa.

Sendo assim, a importância dos desfiles está justamente ligada ao fato de que eles são a exposição dessas ideias, a apresentação desses elementos ao público, à crítica e àqueles que são responsáveis por estabelecer as tendências.

Além disso, os desfiles do prêt-à-porter também funcionam como “vitrines” para as coleções das grandes marcas e antecedem ao público as tendências de cores, cortes, modelos etc que farão parte do catálogo da marca na próxima estação.

Continue acompanhando o blog Audaces, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização de conteúdo! Por aqui você encontra tudo sobre a Indústria da Moda – até a próxima postagem.